Os agentes antimicrobianos são usados no setor de produção de proteína animal para melhorar a saúde e o bem-estar dos animais, reduzindo o sofrimento e as mortes causadas por doenças passíveis de prevenção e tratamento.
O uso racional e responsável de agentes antimicrobianos tem efeito positivo sobre a segurança alimentar, pois favorece o ingresso de animais saudáveis e seus derivados na etapa industrial da cadeia de produção de proteína animal que é importante para o suprimento de alimentos seguros.
O uso de agentes antimicrobianos também contribui para o equilíbrio ambiental, uma vez que lotes saudáveis têm melhor desempenho e utilizam recursos naturais de maneira mais eficiente.
Na cadeia de produção de proteína animal, o objetivo dos esforços colaborativos é garantir que apenas agentes antimicrobianos aprovados pela autoridade regulatória sejam usados nos sistemas, e que os controles apropriados garantam o uso racional e responsável dos mesmos.
Agentes antimicrobianos não aprovados, bem como seus usos não autorizados por leis, regulamentos e orientações
governamentais, não devem ser utilizados na produção de alimentos de origem animal.
Nem sempre agentes antimicrobianos de uso compartilhado representam risco potencial à saúde humana, a análise de risco pode assegurar sua aprovação para uso em animais na cadeia de produção de proteína animal.
Reconhecendo diferentes demandas dos consumidores por produtos diferenciados, em conceito e forma, as práticas de criação podem ser adaptadas para atender às demandas dos segmentos de mercado, resultando em escolhas para os consumidores disponibilizadas no mercado.
* Referências Internacionais
“Environmental Health Criteria 240, Principles and Methods for the Risk Assessment of Chemicals in Food”, que pode servir como processo geral de avaliação de riscos.
“Terrestrial Animal Health Code Risk Analysis for Antimicrobial Resistance Arising from the Use of Antimicrobial Agents in Animals” da Organização Mundial pela Saúde Animal (OIE), Capítulo 6.10, que pode server como base de um processo de análise de riscos específico para resistência a antibióticos.
As Orientações para Análise de Riscos de Resistência a Antibióticos em Bactérias Carreadas por Alimentos, CAC/GL 77- 2011, que orientam quanto a processos e metodologia para análise de riscos.
“Critically Important Antimicrobials for Human Medicine, 4th Revision 2013” da Organização Mundial da Saúde (OMS), que traz as referências dos agentes antimicrobianos mais importantes para a medicina humana.
A “OIE List of Antimicrobial Agents of Veterinary Importance – May 2015”, que traz as referências dos agentes antimicrobianos mais importantes para a saúde animal.
IPC – International Poultry Council
Confira abaixo, arquivos importantes para leitura.